![]() CADASTRADA E CREDENCIADA PELA
CAPITANIA FLUVIAL DA AMAZONIA OCIDENTAL NA PREPARAÇÃO DOS CANDIDATOS AO EXAME
(PROVA) ARRAIAS AMADOR E MOTONAUTA Programa do curso de Arrais
Amador 1. Legislação Náutica 2. Manobra de Embarcação 3. Navegação e Balizamento 4. Primeiros Socorros 5. Combate a Incêndio 6. Sobrevivência no Mar e Material de Salvatagem 7. Noções de Comunicações na Navegação Interior Programa para exame de
motonauta 1) Luzes de navegação,
luzes especiais e regras de governo 2) Sistema de
Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos. 3) Primeiros Socorros. 4) Conhecimento básico
das infrações preconizadas na RLESTA - Regulamento da Lei de Segurança do
Tráfego Aquaviário (Decreto no 2596/98). LESTA- LEI DE SEGURANÇA DO
TRÁFEGO AQUAVIÁRIO Em 11 de Dezembro de 1997 foi promulgada a lei n°9.537 em águas sob
jurisdição nacional. RLESTA - REGULAMENTO DA LEI DE
SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUÁVIARIO Pelo Decreto n° 2596 de 18 de maio de
1998
Cap. II - Da Navegação e Embarcação Art. 3° - A navegação, para efeito deste regulamento, é classificada
como: I - Mar aberto: a realizada em águas marítimas consideradas
desabrigadas, podendo ser de: longo curso: a realizada entre portos brasileiros e estrangeiros; cabotagem: a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro,
utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores; c) interior: a realizada em hidrovias interiores,
assim considerados rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas
marítimas consideradas abrigadas. Parágrafo Único: a navegação realizada exclusivamente nos portos e terminais
aquaviários para atendimento de embarcação e instalações portuárias é
classificada como de apoio portuário. Cap. IV - Das Infrações e Penalidades Seção I - Das Disposição Gerais Art. 9° - A infração e seu autor serão constatados: no momento em que for praticada a infração; mediante apuração; mediante inquérito administrativo. Art. 23° - Infrações às normas de tráfego: - conduzir embarcações em estado de embriaguez ou após uso de substância
entorpecentes ou toxica, quando não constituir crime previsto em lei; - trafegar em área reservada a banhistas ou exclusiva para determinado
tipo de embarcação; - deixar de contratar prático quando obrigatório; - descumprir regra do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento
no Mar - RIPEAM; - causar danos a sinais náuticos; - descumprir as regras regionais sobre tráfego, estabelecidas pelo
representante local da Autoridade Marítima; - velocidade superior à permitida; - descumprir qualquer outra regra prevista, não especificada nos incisos
anteriores. CAPÍTULO 14 Normas da Autoridade Marítima (Normam 03/2003) Dentre as diversas NORMAS da Autoridade Marítima a
de n° 03 é aquela que tem como propósito: Estabelecer normas sobre embarcações de esporte,
recreio, lazer e atividades correlatadas, visando prevenir a ocorrência de
acidentes de navegação, contribuindo desta forma para evitar riscos à vida
humana e a poluição ambiental. As presentes NORMAS deverão ser observadas por todas as embarcações e
equipamentos classificados na atividade de esporte e recreio. Embarcação ou equipamento de esporte e recreio é aquela aprestada por
amador, pessoa física ou jurídica, em seu nome ou responsabilidade, para sua
utilização na prática de esporte ou lazer, pondo-a ou retirando-a da navegação
por sua própria conta Definições Amador - Todo aquele com habilitação certificada
pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esportes e recreio, em
caráter não-profissional. Comandante - É a designação genérica de quem comanda a embarcação. É o
responsável por tudo o que diz respeito à embarcação, seus tripulantes e demais
pessoas a bordo. Em embarcações de esporte e recreio, a palavra “capitão”,
embora não prevista na legislação, pode designar o Comandante em face da
designação de uma categoria de amadores. Embarcações Miúdas - São consideradas embarcações miúdas quaisquer tipos
de embarcações menores ou iguais a cinco (5) metros de comprimento, que
disponham de propulsão própria a motor, sujeitas à inscrição. Inscrição - Inscrição de uma embarcação é o seu
cadastramento na Capitania, Delegacia ou Agência, com a atribuição do número de
inscrição e a expedição do respectivo Título de Inscrição de Embarcação (TIE). Proprietário - É a pessoa física ou jurídica em nome de quem a
embarcação está inscrita numa Capitania, Delegacia ou Agência e, quando
legalmente exigido, cadastrada no registro da Propriedades Marítima, no
Tribunal Marítimo. Registro - Registro da embarcação é o seu
cadastramento no tribunal Marítimo, com a atribuição do número de registro e a
competente expedição da Provisão de Registro da Propriedade Marítima (PRPM),
para embarcações com TAB igual ou superior a 100. Tripulante - Todo amador ou profissional que exerce funções, embarcado,
na operação da embarcação. Apreensão da
Embarcação As embarcações serão apreendidas, sem prejuízo das penalidades
previstas, quando flagradas nas seguintes situações: navegando em área para a qual não foi classificada; conduzida por pessoal sem habilitação; trafegando sem o TIE; sendo utilizada para a prática de crime; trafegando sem luzes e marcas previstas nas normas em vigor; trafegando em péssimo estado de conservação; quando deixar de atender determinação para interromper a singradura; em caso de violação de lacre da Capitania, Delegacia ou Agência; quando sendo classificada como de esporte e recreio estiver sendo
utilizada comercialmente para o transporte de passageiros ou carga ou turismo e
diversão; quando descumprindo as restrições estabelecidas para as áreas seletivas
para a navegação; trafegando em área de segurança e quando estiver sendo conduzida por pessoal em estado de embriaguez ou sob efeito de substância tóxica de qualquer natureza. Apreensão da
Carteira de Habilitação O amador terá sua carteira de habilitação apreendida, sem prejuízo das
penalidades previstas, quando: entregar a condução da embarcação a pessoa não habilitada; conduzir a embarcação em estado de embriaguez ou sob efeito de
substância tóxica de qualquer natureza; utilizar comercialmente a embarcação de esporte e recreio para transporte
de passageiro ou carga; e utilizar a embarcação para a prática de crime. Uso da Bandeira
Nacional Toda embarcação de esporte e recreio, exceção feita as embarcações
miúdas deverá ainda observar as regras do Cerimonial Marítimo em relação ao uso
da Bandeira Nacional. Entre tais regras ressaltamos as seguintes: - só usar na Popa a Bandeira Nacional, - a bandeira Nacional será usada obrigatoriamente: na entrada e saída
dos portos; quando trafegando à vista de outra embarcação, de povoação ou farol
com guarnição; em porto nacional das 08:00 horas ao pôr-do-sol e, em porto
estrangeiro, acompanhando o cerimonial do respectivo país; - o cumprimento entre embarcações é feito içando e arriando a Bandeira
Nacional; - é proibido o uso da Bandeira Nacional fora das especificações
previstas em lei ou que não se encontre em bom estado de conservação; - embandeirar a embarcação em grande gala, pequena
gala ou funeral nas datas previstas, que são: grande gala: 7 de Setembro e 15 de Novembro pequena gala: 1° de Janeiro, 21 de Abril, 1°de
Maio, 11 de Junho, 19 de Novembro, 13 de Dezembro e 25 de Dezembro; funeral: 2 de Novembro CAPÍTULO 15 Balizamento - Definição Pode ser definido como conjunto de regras aplicadas a todos os sinais
fixos e flutuantes que têm propósito indicar: os limites laterais dos canais navegáveis; os perigos naturais e outras obstruções, entre as quais os cascos
soçobrados; outras zonas ou acidentes marítimos importantes para o navegante; os novos perigos. Tipos de Sinais O balizamento adotado no Brasil é o chamado Sistema B da “International
Association of Lighthouse Authorities” (IALA), que compreende cinco tipos de
sinais: sinais laterais, de perigo isolado, de águas seguras, especiais e
cardinais O sistema de balizamento compreende cinco tipos de sinais que podem
inclusive ser usados em combinação. São eles: - Os sinais laterais cujo emprego está associado a um “sentido
convencional de balizamento”. Eles geralmente são utilizados para os canais bem
definidos. Esses sinais indicam os lados de Boreste e Bombordo do caminho a
seguir. Quando um canal se divide, um sinal lateral pode ser utilizado para
indicar o caminho que convém ser preferencialmente seguido. Na região B, região
do Brasil, o vermelho indica Boreste e o verde indica Bombordo, daí se dizer
que: quem vem do mar entra em um canal dando Boreste para o sinal vermelho e
Bombordo para sinal verde. - Os sinais cardinais, cujo emprego (como no uso de uma agulha) serve
para indicar ao navegante onde (em que direção) a embarcação pode encontrar
águas seguras. - Os sinais de perigo isolado indicando os perigos isolados, de tamanho
limitado, que devem ser entendidos como aqueles em torno dos quais as águas são
seguras. - Os sinais de águas seguras indicando que em torno de tais sinais as
águas são seguras (como por exemplo um sinal de meio de canal). - Os sinais especiais que, sem terem como principal propósito o auxílio
à navegação, indicam uma área ou característica especial mencionada nos
documentos náuticos e que são normalmente de importância para o navegante. Os
sinais especiais são sempre amarelos e, inclusive, quando luminosos, exibem
também luz amarela. * Bóia - é todo dispositivo flutuante exibindo luz ou não (bóia luminosa
ou cega). * Baliza - é uma haste de ferro, ou de cimento armado, desprovida de
luz, encimada por um tope que permitirá sua caracterização segundo a forma que
apresentar (disco, esfera, retângulo, triângulo etc). MODELOS DAS INSÍGNIAS DE AMADORES ARRAIS-AMADOR - UMA ESTRELA
DOURADA MESTRE-AMADOR - DUAS ESTRELAS DOURADAS CAPITÃO-AMADOR - TRÊS ESTRELAS DOURADAS Cada estrela formadora das insígnias terá o
diâmetro máximo de 1 (um) centímetro. As insígnias, de uso facultativo, para serem usadas como
distintivo ou bordadas, nas lapelas, camisetas ou bonés. Frequências obrigatórias: Transceptor de VHF - frequência 156,8 MHz, canais 16,
chamada e socorro, 68 e 69 respectivamente. - Se o transceptor for do tipo DSC, a frequência
poderá ser 156,525 MHz, canal 70, para a chamada seletiva digital (DSC) ao
invés do canal 16. RIPEAM Marque com um X a resposta correta 1) Qual a finalidade do RIPEAM? a) regulamentar as manobras, luzes de navegação
e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional →b) evitar o
abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes e
marcas e ainda sinais sonoros c) evitar o abalroamento em águas nacionais
através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros d) evitar a colisão em mar aberto, em águas
internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros 2) Na situação de “roda a roda” ou seja ________
as embarcações deverão manobrar da seguinte forma: →a) proa com proa, as
duas guinam para boreste b) rumos cruzados, as duas guinam para boreste c) rumos cruzados, as duas guinam para os bordos
opostos d) proa com proa, as duas guinam para os bordos
opostos 3) Na situação de rumos cruzados, quem tem
preferência de passagem? a) nenhuma delas, as duas guinam para os bordos
opostos b) a que está com maior velocidade c) a que tem maior tonelagem, ou seja, maior
porte (tamanho) →d) a que avistar a
outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde
4) Uma embarcação alcançando a outra tem
preferência de passagem, ou não, e como deve se proceder tal manobra? a) não, a que está com menor velocidade, a
frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando b) sim, a que está com menor velocidade, a
frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando c) não, a que está com maior velocidade,
alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra, à frente →d) sim,
a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela
outra, à frente 5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em
rumos cruzados, tendo preferência de passagem, o veleiro não manobrou e esperou
que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve uma
colisão das duas embarcações. Podemos concluir que: a) o veleiro estava certo e portanto não teve
culpa nenhuma no acidente, cabendo total responsabilidade à lancha b) a lancha estava errada e portanto deveria ter
manobrado com antecedência, porém o veleiro deve se manter longe de outras
embarcações a motor, o que dificultou a análise da culpa c) as duas deveriam ter guinado para os bordos
opostos conforme manda a regra, no caso previsto independente da preferência de
passagem em função do tipo de operação ou de embarcação →d) apesar da lancha ter
errado por não manobrar, para evitar o acidente, o veleiro não pode ser
isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para
evitar a colisão, caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.’’ 6) No rio onde duas lanchas de esporte e recreio
navegam em rumos opostos como deverá ser a manobra e quem tem preferência? a) a que vem a favor da corrente deverá se
posicionar no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem
a favor da corrente tem preferência b) a que vem contra a corrente deverá se
posicionar no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem
contra a corrente tem preferência →c) a que vem a favor da
corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem de
boreste, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência d) a que vem contra a corrente deverá se
posicionar na margem de bombordo mais próxima, e a outra no meio do rio, não
havendo preferência de manobra entre elas 7) Em canais estreitos as embarcações devem: a) navegar pela margem mais próxima a seu
bombordo e sempre manobrar para boreste quando verificar o risco de colisão. →b) navegar pela margem
mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar o
risco de colisão c) navegar pela margem mais próxima a seu
bombordo e sempre manobrar para bombordo quando verificar o risco de colisão d) navegar pela margem mais próxima a seu boreste
e sempre manobrar para bombordo quando verificar o risco de colisão 8) Com relação a preferência de manobra, uma
embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as listadas abaixo,
exceto: a) uma embarcação engajada na pesca →b) uma embarcação a
motor c) uma embarcação com capacidade de manobra
restrita d) uma embarcação sem governo 9) As luzes de navegação mais comuns, em
embarcação de esporte e recreio são: a) uma luz branca no mastro a vante, uma luz
branca no mastro de ré, mais alta que a de vante, uma luz de alcançando a ré,
branca, luzes, verde a boreste e encarnada (vermelha) a bombordo b) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré,
luzes verde a boreste e encarnada (vermelha) a bombordo →c) uma luz branca a
vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha),
combinadas d) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré,
uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas 10) Um apito curto significa: a) estou dando atrás →b) estou guinando para
boreste e) estou guinando para bombordo d) estou parando máquinas 11) Dois apitos longos seguidos de dois curtos
significam: a) estou dando atrás b) estou ultrapassando por boreste →c) estou ultrapassando
por bombordo d) estou parando máquinas 12) Uma embarcação sem governo tem preferência
em relação à: a) uma embarcação à vela b) uma embarcação com capacidade de manobra
restrita c) uma embarcação engajada na pesca →d) todas as embarcações
citadas 13) Uma embarcação à vela tem preferência em
relação à: →a) uma embarcação a
motor b) uma embarcação com capacidade de manobra
restrita c) uma embarcação engajada na pesca d) uma embarcação sem governo 14) Embarcação com uma luz branca onde melhor
possa ser vista: →a) está fundeada b) está sem governo c) está com carga perigosa d) está navegando 15) Embarcação com reboque de menos de 200
metros de comprimento deverá exibir: a) uma luz branca no mastro →b) duas luzes brancas
no mastro c) três luzes brancas no mastro d) quatro luzes brancas no mastro 16) Se eu avistar uma embarcação de grande
porte, à noite, exibindo uma luz encarnada (vermelha) no alto do mastro, devo
tomar mais cuidado com qualquer possibilidade de aproximação, pois... a) ela está fundeada b) ela está sem governo →c) ela carrega cargas
perigosas d) ela tem preferência, pois está com capacidade
de manobra restrita 17) Se durante o dia eu avistar uma embarcação
com um balão preto no mastro, ela deverá estar: a) engajada em pesca de arrasto b) sem governo c) pairando sob máquinas →d) fundeada 18) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde
a visibilidade é prejudicada eu posso dar: →a) um apito longo para
chamar atenção b) dois apitos curtos para chamar atenção c) um apito longo seguido de um apito curto para
indicar que vou fazer a curva d) dois apitos longos para indicar que vou fazer
a curva 19) Uma embarcação menor de 50 metros, quando
fundeada, apresenta: a) na parte de vante, luz circular branca e na
parte de ré, luz circular branca mais baixa que a de vante →b) apenas uma luz
circular branca onde melhor possa ser vista c) duas (2) luzes circulares encarnadas
verticalmente d) três (3) luzes circulares encarnadas
verticalmente, onde melhor possam ser vistas 20) Uma luz branca que é vista pela popa de uma
embarcação 67,5º para a esquerda e para a direita, é chamada de: a) luz de popa →b) luz de alcançado c) luz de ré d) todas as afirmativas acima estão corretas 21) Uma luz de mastro é branca e visível em um
arco de... a) 67,5º para a esquerda (bombordo) b) 67,5º para a direita (boreste) c) 135º →d) 225º da
proa para os bordos 22) A luzes determinadas pelo Ripeam... a) ajudam o navegante a ver para onde está indo b) necessitam estar permanentemente ligadas c) podem ser exibidas do por ao nascer do sol →d) deve ser exibidas
durante períodos de visibilidade restrita e durante todo o período do por ao
nascer do sol Cartas Náuticas 01) As coordenadas de um ponto, na carta
náutica, são: →a) as latitudes e
longitudes deste ponto b) a direção e o sentido do seu movimento c) as marcações nas escalas laterais da carta d) as marcações nas escalas, superior e inferior
da carta 02) O que utilizamos, na carta náutica, para
direcionar nosso rumo? a) escala b) pontos notáveis →c) rosa-dos-ventos d) marcas de profundidade 03) O que vem a ser rumo da embarcação e qual o instrumento de navegação
mais usado para traçá-lo, na carta náutica? →a) direção que um
navegador toma para, a partir de um ponto qualquer, chegar a outro. Régua
paralela b) direção que um navegador toma entre dois
pontos. Esquadro de navegação c) distância entre dois pontos na carta náutica.
Régua paralela d) distância entre dois pontos na cana náutica
Compasso de navegação 04) Os rumos, nas cartas náuticas, variam de
000° à 360° e são orientados a partir de um ponto de partida, até o ponto de
chegada. Qual o instrumento de navegação que é utilizado para medir as
distâncias entre estes pontos? a) régua paralela b) esquadro de navegação c) sextante →d) compasso de
navegação 05) O navegador deverá utilizar cartas náuticas
de que escala, para obter maiores detalhes e uma navegação segura, em trechos
de águas interiores? a) pequena escala →b) grande escala c) escala com grande denominador d) média escala 06) Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os
símbolos e abreviaturas contidos nas cartas náuticas? a) Carta Internacional de Símbolos b) Carta de Símbolos Náuticos →c) Carta 12.000,
Símbolos, Abreviaturas e Termos d) Código Internacional de Sinais 07) Para trabalharmos com uma carta náutica é
comum consultarmos também: a) Almanaque náutico, Tábua ABC e Tábua de Marés b) Tábua de Marés, Lista de Faróis e Tábua
Radler →c) Lista de faróis,
Lista de Auxílios Radio e Tábuas de Marés d) nenhuma das respostas acima Combate a Incêndio 01) Só haverá fogo quando: a) houver o combustível, o comburente e o agente
extintor b) ocorrer a presença de três elementos do
triângulo do fogo: o oxigênio, o comburente e a temperatura de ignição c) ocorrer a presença de três elementos do
triângulo do fogo: o oxigênio, o combustível e o comburente →d) ocorrer a presença
de três elementos do triângulo do fogo: o comburente, o combustível e a
temperatura de ignição 02) A combustão é: →a) a queima de
substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, na presença de ar atmosférico
(oxigênio) b) a queima de substâncias combustíveis, na
presença de altas temperaturas ambientes c) a reação de combustível e oxigênio, ao se
encontrarem d) a elevação de temperatura, devido a uma
reação de um elemento combustível com outro 03) O que vem a ser o combustível? →a) elemento da natureza
capaz de se queimar na presença de oxigênio b) elemento que reage com outros, para evitar a
combustão c) elemento que oferece risco de explodir d) elemento natural, que gera altas
temperaturas, ao entrar em contato com o ar atmosférico 04) São equipamentos de combate a incêndios mais
comumente encontrados a bordo das embarcações de esporte e recreio: a) mangueira e esguichos b) sistemas fixos de CO2 c) ampolas de halon →d) extintores portáteis 05) Extintores portáteis são: →a) equipamentos de
combate a incêndio, que utilizam os agentes extintores para apagar o fogo b) equipamentos de combate a incêndio, que
utilizam o comburente para apagar o fogo c) equipamentos de apoio ao controle de avarias d) equipamentos de extinção de incêndios,
somente da classe A 06) Sua embarcação começa a pegar fogo e o vento
está entrando por boreste. Qual o seu posicionamento para dar o combate ás
chamas? →a) me mantenho na proa
ou na popa b) me mantenho a bombordo c) me mantenho a meia embarcação d) me mantenho na alheta de boreste 07) Os agentes extintores são: a) as substâncias que auxiliam o controle de
vazamentos a bordo →b) as substâncias que
extinguem incêndios c) as substâncias que alimentam as chamas d) as substâncias que formam um lado do
triângulo do fogo 08) O extintor de água deve ser utilizado ao
combate a incêndios em: a) equipamentos e redes elétricas b) líquidos inflamáveis →c) materiais sólidos
inflamáveis d) paióis de tinta 09) O incêndio da classe A ocorre em: a) líquidos inflamáveis →b) materiais sólidos
inflamáveis c) gases d) materiais elétricos 10) Os extintores de CO2 são
utilizados em: a) incêndios da classe A b) incêndios de líquidos inflamáveis →c) incêndios em materiais
elétricos d) incêndios em materiais sólidos inflamáveis 11) Os extintores de espuma são utilizados em: a) incêndios da classe A →b) incêndios em
líquidos inflamáveis c) incêndios em materiais elétricos d) incêndios em materiais sólidos inflamáveis 12) O incêndio da classe B é o: a) que ocorre na presença de agente extintor b) que ocorre em materiais sólidos inflamáveis c) que ocorre em materiais elétricos →d) que ocorre em
líquidos inflamáveis 13) O incêndio da classe C é o: a) que ocorre na presença de agente extintor b) que ocorre em materiais sólidos inflamáveis →c) que ocorre em
materiais elétricos d) que ocorre em líquidos inflamáveis 14) Para se utilizar o extintor de água,
deve-se: a) virar o extintor e direcioná-lo para a base
da chama →b) apenar o gatilho e
direcioná-lo para a base da chama c) puxar o pino de segurança e inverter sua
posição d) jogá-lo sobre o fogo 15) Para se utilizar o extintor de CO2,
deve-se: a) retirar o gatilho e apertar a trava de
segurança b) direcioná-lo contra as chamas, invertendo sua
posição c) pressionar o gatilho e dirigir o jato contra
as chamas →d) retirar o pino de
segurança, segurar o difusor e apertar o gatilho, direcionando o jato, para a
base do fogo 16) Para se utilizar o extintor de espuma, deve-se: →a) virar o extintor,
com a tampa para baixo e dirigir o jato sobre a base das chamas b) apertar o gatilho e direcionar o jato para as
chamas c) retirar o pino de segurança e direcioná-lo
sobre os equipamentos elétricos d) apertar o gatilho e direcioná-lo sobre os
líquidos inflamáveis 17) São cuidados que devemos ter com os
extintores de CO2: a) evitar dirigir o jato diretamente nas chamas
para não agitá-las →b) evitar o contato
direto do jato com a pele e os olhos c) evitar utilizá-lo em equipamentos energizados
e ter cuidado ao inverter sua posição d) verificar o nível do agente extintor, abrindo
sua tampa. e evitar segurar no difusor para não queimar a mão 18) Estou na cabine de comando e começo a sentir
cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil deverei pegar? a) CO2 b) água →c) espuma d) tanto faz 19) Estou na popa da embarcação e vejo sair
fumaça no console de navegação. Qual extintor devo pegar? →a) CO2 b) água c) espuma d) tanto faz 20) Devo ter a bordo sempre extintores
portáteis: a) em bom estado de conservação visual →b) com as revisões
anuais dentro da validade c) em número determinado de acordo com a lotação
da embarcação d) próximos ao convés principal 21) A quantidade e o tipo de extintor portátil,
nas embarcações de esporte e recreio, devem ser cumpridos a bordo, para seguir
viagem, e são definidos em: →a) documento normativo
da DPC b) relação ao tamanho da embarcação c) relação ao tipo de embarcação d) relação a lotação de pessoas a bordo 22) Os sistemas fixos de combate a incêndio são: →a) sistemas com
difusores fixos b) sistemas acoplados à rede de aguada c) sistemas com mangueira e esguichos d) sistemas existentes apenas em navios de
grande porte 23) Os incêndios, em locais de difícil acesso,
são combatidos através de: a) sistemas fixos de geração de gás b) sistemas móveis de pó especial →c) sistemas fixos de
agentes extintores d) sistemas acoplados à rede de incêndio 24) Quando há incêndio a bordo as pessoas devem
ser imediatamente colocadas: a) a sotavento das chamas b) na proa c) na popa →d) a barlavento das
chamas 25) Em dia frio, um compartimento continha um
recipiente destampado com gasolina. Quando o interruptor elétrico foi acionado
ocorreu uma explosão. Por que? a) a faísca elétrica caiu dentro do recipiente b) a gasolina estava misturada com álcool →c) o ambiente continha
gases de gasolina d) o ar dentro do compartimento estava muito
quente 26) Temperatura de ignição é: a) a temperatura de 100° C b) uma temperatura muito baixa →c) uma temperatura
adequada a combustão d) uma temperatura elevadíssima 27) As substâncias que têm a capacidade de se
inflamar são chamadas de: a) comburente →b) combustível c) isolante d) vapores 28) Quais os componentes do triângulo do fogo? a) combustível, hidrogênio e oxigênio →b) combustível,
comburente e temperatura de ignição c) combustível, comburente e temperatura de
evaporação d) nenhuma das respostas acima 29) Em que tipo de incêndio é usada a água como
extintor? a) incêndios de origem elétrica →b) incêndios em materia
que deixa resíduo cinza c) incêndios em líquidos inflamáveis d) incêndios em metais 30) Que tipo de agente de extintor deverá ser
usado num incêndio classe “C” ? a) água b) vapor d’água →c) CO2 d) espuma 31) O incêndio da classe “B” ocorre em: a) colchas, madeira e papel →b) gasolina, óleo e
nafta c) metal, madeira e plástico d) material elétrico e papel 32) Só existe fogo quando há combustão, para
isso é preciso haver: a) oxigênio, combustível e temperatura b) oxigênio, combustível e temperatura ambiente →c) oxigênio,
combustível e temperatura de ignição d) todas as afirmativas são falsas 33) Em uma lancha com motor a gasolina, qual o
primeiro cuidado que se deve ter antes de dar partida no motor? →a) ventilar a área do
motor por, pelo menos, 4 minutos b) ventilar a área do motor por, pelo menos, 30
minutos c) ventilar a área do motor por, pelo menos, 40
minutos d) ventilar a área do motor por, pelo menos, 1
hora Conhecimentos Gerais 01) Com relação ao leme, podemos dizer que é
uma: →a) estrutura metálica
ou de madeira, que tem por finalidade dar direção a embarcação e mantê-la no
rumo determinado b) estrutura localizada na popa da embarcação,
que serve para guiná-la com a ação dos motores c) estrutura metálica ou de madeira, que possui
cana do leme e serve para impulsionar a embarcação, numa direção determinada d) estrutura
geralmente de ferro, que possui alhetas que direcionam a embarcação, num rumo
determinado 02) Com relação ao hélice, podemos dizer que é
uma: →a) estrutura metálica,
que possui pás e serve para movimentar a embarcação através de seu próprio
giro, acoplado através de um eixo longitudinal a um motor b) estrutura metálica, que possui pás e serve
para impulsionar a embarcação, através de seu eixo longitudinal c) estrutura metálica, que possui pás laterais,
que formam uma cavitação longitudinal, que impulsiona o leme para movimentar a
embarcação d) estrutura metálica, capaz de girar no seu
eixo, e movimentar a embarcação no sentido dos bordos, para atracá-la ou
desatracá-la 03) As âncoras são, peças metálicas, capazes de: a) prender no fundo, para permitir que a
embarcação garre b) fundear nos fundeadouros de boa tença →c) prender no fundo,
para permitir que a embarcação se mantenha fundeada, ou seja, sem se deslocar
da posição d) fundear nos fundeadouros com vento forte ou
correnteza, para evitar que a embarcação garre 04) O que são amarras? a) elos que servem para prender a âncora ao
anete b) elos ou cabo que serve para prender a âncora
ao porão da amarra →c) elos ou cabo que
serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação d) elos ou cabo que serve para prender a âncora
ao escovém da embarcação 05) Para atracar deve-se, em regra geral,
manobrar da seguinte forma: a) aproximar do cais, num ângulo de 90°, de modo
a passar um cabo de proa, logo que possa, colocado o leme para o bordo do cais,
para deslocar a popa para este →b) aproximar do cais, num
ângulo de 45°, de modo a passar um cabo de proa logo que possa, colocando o
leme para o bordo oposto ao do cais, para deslocar a popa para este c) aproximar do cais, num ângulo de 90°, de modo
a passar um cabo de proa logo que possa, colocando o leme para o bordo oposto
ao do cais, para deslocar a popa para este d) aproximar do cais, em qualquer ângulo, desde
que, sem seguimento, guinando-se a popa para o cais e passado o cabo de ré 06) Os cabos principais de amarração são: →a) lançantes,
espringues e traveses b) lançantes de proa e de popa e traveses c) espringues de pina e de popa e retinidas d) lançantes, espringues e retinidas 07) O que são espias e para que servem? →a) são cabos de
amarração usados na faina de atracar uma embarcação b) são cabos de fibra vegetal ou sintética, que
servem para prender a embarcação a uma bóia ou a outra embarcação c) são retinidas, que servem para conduzir os
cabos de amarração d) são cabos de aço ou ferro, que servem para
prender as amarras às âncoras, em embarcação de esporte e recreio 08) Havendo corrente no local, que se vai
atracar uma lancha, devemos aproveitar seu efeito e: a) atracar a favor da corrente, para aproveitar
seu efeito de encostar a embarcação ao cais b) atracar com um cabo dizendo para vante e
outro dizendo para ré →c) atracar contra a
corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré d) esperar a corrente cessar, para evitar seu
efeito, que é prejudicial a manobra de atracação 09) Com corrente de proa minha desatracação se
processa: →a) folgando primeiro os
cabos de vante e mantendo os de ré apertados b) folgando primeiro os cabos de ré e mantendo
os de vante apertados c) folgando todos os cabos e largando a
embarcação ao efeito da corrente d) espera-se o efeito da corrente cessar, para
iniciar a manobra de desatracação 10) Para que utilizamos a bóia de arinque? a) para amarrar a embarcação num local próximo à
marina b) para evitar que a embarcação garre →c) para indicar o local
onde a âncora ficou presa no fundo d) para determinar o local onde podemos fundear
com segurança 11) São partes de uma embarcação: →a) proa, popa, boca,
quilha, bordos e convés b) través, calado e borda-livre c) a vante, a ré e meia-nau d) boreste, bombordo e trim 12) Espia que serve para amarrar a embarcação,
saindo perpendicularmente ao cais: a) lançante de proa b) espringue de popa →c) través d) retinida 13) Uma embarcação com um hélice, com rotação
direita com leme a meio, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa
guinará para: a) bombordo b) boreste rapidamente →c) boreste lentamente d) bombordo lentamente 14) Uma embarcação com um hélice, com rotação
direita, com leme a meio, com seguimento e hélice em marcha a ré a proa guinará
para: a) bombordo b) boreste rapidamente →c) boreste lentamente d) bombordo rapidamente 15) Uma embarcação com um hélice, com rotação
direita, com leme a boreste, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa
guinará para: a) bombordo rapidamente b) boreste rapidamente c) bombordo lentamente →d) boreste 16) A âncora mais comum, a bordo das embarcações
de esporte e recreio, é a: a) fateixa b) busca-vida →c) danforth d) almirantado 17) São partes do leme: →a) madre, cana e porta b) cabeça, corpo e dobradiças c) corpo, anete e cepo d) cabeça, anete e haste 18) Numa atracação, com vento ou corrente
perpendicular ao cais, com aproximação a barlavento, deverei me aproximar com a
embarcação: a) paralela ao cais, com muito seguimento →b) paralela ao cais,
com pouco seguimento c) com ângulo de 90° com o cais d) com muito seguimento e pouca inclinação ao
cais 19) Numa atracação, com vento ou corrente
perpendicular ao cais, com aproximação a sotavento, deverei me aproximar com a
embarcação: a) paralela ao cais, com muito seguimento b) paralela ao cais, com pouco seguimento →c) com um ângulo
aproximado de 45° com o cais d) com um ângulo de 90° com o cais 20) Para se largar de um cais, com vento e
corrente pela proa, deverei: →a) largar todas as
espias, exceto a que diz para vante, na popa, mantendo o leme contrário ao cais b) largar todas as espias e manter o leme a meio c) largar todas as espias, exceto a que diz para
vante, na proa, mantendo o leme a meio d) largar todas as espias, exceto a que diz para
ré, na popa, mantendo o leme contrário ao cais 21) Para se largar de um cais, com vento e
corrente pela popa, deverei: a) largar todas as espias, exceto a que diz para
vante, na popa, mantendo o leme contrário ao cais b) largar todas as espias e manter o leme a meio →c) largar todas as
espias, exceto a que diz para ré, na proa, mantendo o leme na direção do cais d) largar todas as espias, exceto a que diz para
vante, na proa, mantendo o leme na direção do cais 22) Qual a regra simples para se determinar a
quantidade de amarra a se largar num fundeio normal? a) no mínimo 2 vezes a profundidade local b) no mínimo 1,5 vezes a profundidade local →c) no mínimo 3 vezes a
profundidade local d) no mínimo 6 vezes a profundidade local 23) Quando houver risco de mau tempo ou o
fundeio for muito demorado, qual regra para se largar a amarra, com segurança
da embarcação não sair da posição? a) 8 vezes a profundidade local →b) 5 vezes a
profundidade local c) 6 vezes a profundidade local d) no mínimo 8 vezes a profundidade local 24) O que vem a ser tença? a) tipo de material que fica no fundo, para
segurar a embarcação →b) tipo de fundo
(qualidade) c) tipo de âncora d) ondulações que geram perfis diferenciados do
fundo 25) Uma embarcação no visual da minha, para
existir, com certeza, o risco de colisão, deverá apresentar a seguinte
situação: a) marcação variando e distância aumentando b) marcação variando e distância diminuindo →c) marcação constante e
distância diminuindo d) marcação constante e distância aumentando 26) Para fundear devemos: a) parar a máquina e largar a âncora →b) inverter a máquina e
quando estiver caindo a ré, largar a âncora c) largar a âncora com seguimento avante d) quando a embarcação estiver sem seguimento,
largar a âncora e dar máquina devagar adiante 27) Quando duas embarcações navegam num canal
estreito, em rumos opostos. aproximando-se: a) a embarcação que navega subindo o canal deve
manobrar para boreste e a outra manter o rumo b) a embarcação que navega descendo o canal deve
manobrar para boreste e a outra manter o rumo →c) ambas devem tomar a
margem de seu boreste d) ambas devem manter-se boreste com boreste 28) Não é permitido o tráfego e fundeio de sua
embarcação na seguinte área? a) a menos de 100 metros das plataformas de
prospecção de petróleo b) a menos de 200 metros das plataformas de
prospecção de petróleo c) a menos de 400 metros das plataformas de
prospecção de petróleo →d) a menos de 500
metros das plataformas de prospecção de petróleo 29) O que significa ficar “à matroca”? a) ter motor ligado não engrenado b) içar os panos e ligar o motor c) correr com o vento de popa →d) derivar em função do
vento e correntes marítimas 30) Para provermos a defesa da embarcação contra
choques no cais, devemos colocar presas ao costado ou cais? a) bochechas b) alhetas →c) defensas d) cabeço 31) Ao fundearmos uma embarcação, uma da
principais preocupações é que o local seja: a) abrigado de ventos, correntes e ondas b) tenha uma profundidade adequada a nossa
embarcação c) tenha espaço suficiente para a embarcação
girar sem perigo →d) todas as afirmativas
estão corretas 32) A parte do barco que corresponde a 0º (zero
graus) relativos é chamada de: a) popa →b) proa c) alheta d) bochecha 33) Um objeto que esteja por nossa alheta de
bombordo está na marcação relativa de: a) 45º graus b) 90º graus c) 180º graus →d) 225º graus 34) Uma embarcação com uma hélice com rotação direita, com leme a
bombordo, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa guinará para: →a) bombordo b) bombordo rapidamente c) boreste d) boreste rapidamente 35) O peso de água que embarcação desloca quando posta a flutuar em
águas tranqüilas chamamos: a) movimento da embarcação →b) deslocamento da embarcação c) tonelagem de porte bruto da embarcação d) peso máximo Primeiros Socorros 01) Quando, por ocasião de um acidente a bordo,
o acidentado não estiver respirando, devo proceder: a) uma massagem cardíaca externa →b) uma respiração boca
a boca c) uma verificação nas meninas dos olhos d) um aquecimento no corpo 02) Para se realizar a respiração boca a boca, devo
proceder antes, que verificação? a) se a vítima está com pulso fraco b) se a vítima está com o coração batendo →c) se existem corpos
estranhos na sua boca d) se a vítima está com a menina dos olhos
dilatada 03) Qual a freqüência de sopros por minuto, numa
respiração boca a boca? →a) 10 a 15 b) 15 a20 c) 20 a 30 d) mais de 30 04) Caso seja verificado que, após ter feito a
respiração boca a boca, o coração da vítima ainda não está batendo, o
procedimento correto será: a) continuar a respiração até ela respirar
sozinha →b) fazer massagem
cardíaca externa c) aquecer a vítima d) esperar alguns segundos e verificar novamente 05) Caso o coração da vítima de um acidente a
bordo, não esteja batendo, eu devo iniciar: →a) a massagem cardíaca
externa b) a respiração boca a boca c) a traqueotomia d) o aquecimento do como 06) Qual é o outro sintoma que acompanha a
parada cardíaca? a) palidez b) abaixamento rápido da temperatura do corpo →c) menina dos olhos
dilatada d) ruborização da face 07) O que deve ser tentado no caso de parada
cardíaca, e que às vezes funciona, de imediato? a) respiração boca a boca b) massagem nos punhos c) aquecimento do corpo →d) murro forte no peito 08) Após a massagem cardíaca ter feito o coração
voltar a bater, o que deve ser feito é... →a) continuar a
respiração boca a boca b) continuar uma massagem com menos intensidade c) aquecer a vítima imediatamente d) dar alimentos e água a vítima 09) Qual a freqüência ideal de compressão e
descompressão do peito, na massagem cardíaca externa? a) 30 vezes por minuto b) 60 vezes por minuto c) 69 vezes por segundo →d) 69 vezes por minuto 10) Quando houver, ao mesmo tempo parada
respiratória e parada cardíaca como se deve proceder? →a) realizar movimentos
intercalados 8 massagens cardíacas e uma respiração boca a boca b) realizar movimentos intercalados 1 massagem
cardíaca e 8 respirações boca a boca c) só realizar massagem cardíaca após a vítima
voltar a respirar d) só realizar respiração boca a boca, após o
coração da vítima voltar a bater 11) Na respiração boca a boca, eu sempre devo: a) deixar a cabeça da vítima na posição lateral b) deixar a cabeça da vítima na posição normal →c) deixar a cabeça da
vítima voltada para trás d) deixar a cabeça da vítima voltada para frente 12) No caso de fratura de antebraço, podemos
imobilizá-lo com: →a) tábua, papelão ou
jornal grosso b) material flexível c) material de borracha sintética d) tiras de pano amarradas no pescoço 13) O nome do dispositivo utilizado para
imobilizar ossos quebrados por meio de tiras de pano amarradas a ele, é: →a) tala b) material isolante c) torniquete d) tampão 14) Para imobilizar o braço, eu devo deixá-lo: a) esticado b) na posição que quebrou →c) dobrado d) em qualquer posição 15) Para fratura na perna eu posso prender
madeiras compridas, por meio de tiras de pano ou cintos, com a perna: →a) esticada b) na posição que quebrou c) dobrada d) em qualquer posição 16) Caso exista risco de incêndio ou de
explosão, em local próximo à vítima fraturada, eu deverei: a) realizar a imobilização rapidamente e, logo
após, removê-la do local →b) removê-la primeiro
do local de risco c) realizar a imobilização independente do risco d) dar combate ao risco primeiro deixando a
vítima esperando 17) A vítima de choque elétrico precisa: a) ser atendida de imediato, com remoção do
local pata lugar arejado b) ser afastada do local de risco, antes de
aquecermos seu corpo c) ser retirada do local, puxando-a do contato
com a corrente elétrica →d) ser afastada do
contato com a corrente elétrica, utilizando material não condutor de
eletricidade 18) Qual dos materiais abaixo, eu não
utilizaria, para afastar a vítima do contato com a corrente elétrica? a) pedaço de madeira →b) peça de metal c) pedaço de pneu d) peça de porcelana 19) Após a retirada da vítima do contato com a
corrente elétrica, caso seja necessário, o que deve ser feito? a) aquecimento do seu corpo b) dar água e deixá-la sem roupas, num local
arejado →c) realizar respiração
boca a boca e massagem cardíaca externa d) lavar a vítima com água e cobri-la com panos
limpos 20) As pequenas queimaduras, devemos: →a) lavar com água e
evitar romper a bolha b) deixar secar e colocar panos limpos c) furar as bolhas e desinfetá-las com álcool d) cobrir com pano disponível 21) Nas grandes queimaduras, nunca se deve: →a) tirar a roupa da
vítima. b) dar líquidos (água, chá, sucos) c) cobrir a vítima com panos ou cobertor d) remover a vítima do local 22) O que vem a ser a hemorragia? →a) grande perda de
sangue b) desmaio temporário c) ruptura da pele d) aparecimento de bolhas e manchas isoladas, na
pele 23) Para estancarmos uma hemorragia, devemos: a) preparar uma tala b) cobri-la com panos limpos c) abaixar a parte do corpo ferida →d) pressionar o local
com pano grosso 24) Para que é utilizado o torniquete? a) imobilizar membros fraturados →b) estancar hemorragias
muito grandes c) estancar pequenas hemorragias d) tratar pequenas queimaduras locais 25) Como aplicar o torniquete? →a) utilizando um pano
largo e um pedaço de madeira que se fixará ao pano, por meio de um nó e
torcendo a madeira, a pressão interromperá a hemorragia b) utilizando um pano grande sobre pressão, no
local da hemorragia c) utilizando uma madeira amarrada no local, por
tiras de pano grosso d) utilizando qualquer material isolante, para
ser aplicado, juntamente com uma pomada antiinflamatória 26) São cuidados importantes com o torniquete,
exceto: a) não cobri-lo b) apertá-lo e sempre que a hemorragia não
estancar →c) nunca desapertá-lo d) não retirá-lo logo que a hemorragia cesse 27) São atitudes certas, com relação a vítima de
grandes hemorragias: →a) não dar líquidos
enquanto estiver inconsciente e mantê-la agasalhada b) nunca desapertar o torniquete, enquanto a
hemorragia estiver ocorrendo c) verificar se ela respira e fazer massagem
cardíaca externa d) desapertar o torniquete, depois de 30 minutos
e reapertá-lo, independente de ter parado a hemorragia 28) Os primeiros socorros são: a) medidas preventivas de acidentes →b) medidas emergenciais
de prestação de socorro, antes do encaminhamento médico c) tratamentos médicos nas emergências de bordo d) operações de emergência a vítimas, em
acidentes de trânsito 29) Cite dois sintomas apresentados pela
intermação: →a) pulso fraco –
temperatura baixa b) temperatura elevada – pulso forte e rápido c) dor de cabeça – rosto afogueado d) pele quente e seca – geralmente desacordado 30) Cite dois sintomas de insolação: a) rosto pálido – dor de cabeça →b) dor de cabeça –
temperatura elevada c) pele quente e seca – pulso fraco d) pele úmida e fresca – temperatura elevada 31) Como deve ser tratada uma pessoa vitimada
por insolação: a) deitar com a cabeça mais baixa que o corpo b) agasalhar bem a vítima c) dar estimulantes →d) refrescar o corpo
com banho ou compressas frescas 32) Quais os sintomas do estado de choque: a) face e lábios pálidos, pulso fraco e rápido →b) arrepios de frio e
confusão mental c) respiração rápida e superficial d) todas as respostas acima estão corretas 33) Um ferimento superficial deve ser: a) tratado com anti-séptico →b) coberto com gaze
tipo “band-aid” c) lavado d) untado com azeite 34) Quando a queimadura atinge só a superfície
da pele ele é conhecida: →a) queimadura de 1º
grau b) queimadura de 2º grau c) queimadura de 3º grau d) nenhuma das alternativas acima 35) Se um indivíduo ficar muito tempo exposto a
raios solares na praia ou no campo, ele poderá ser vitimado por uma... a) intermação →b) insolação c) irradiação d) nenhuma das alternativas acima 36) Quando ficamos submetidos a grandes
temperaturas em ambientes fechados poderemos ser vitimados por uma: a) irradiação b) insolação →c) intermação d) nenhuma das alternativas acima RLESTA/NORMAM 03 01) O R-LESTA é um regulamento que tem como
finalidade principal: →a) estabelecer
princípios gerais para o tráfego aquaviário e para a segurança da navegação nas
águas sob jurisdição nacional b) estabelecer os limites de navegação, grupos
profissionais, as multas e punições, bem como, os tipos de navegação c) estabelecer as classes de navegação, as
funções da polícia naval e os grupos profissionais e suas atribuições d) estabelecer as atribuições e competências do
Ministério da Marinha, sobre a navegação nacional 02) É correto afirmar, sobre a salvaguarda da
vida humana: a) toda embarcação nacional deverá possuir os
recursos necessários para salvamento e salvatagem a bordo, os quais são
definidos e homologados pela DHN b) alguns recursos relativos a salvaguarda da
vida no mar, podem ser dispensados, a critério do Ministério da Marinha, desde
que previstos na Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar →c) todo material e
equipamento destinado a segurança da embarcação, tripulante, passageiro e
profissional não tripulante, tem de ser previamente aprovado pela DPC d) a Salvaguarda da Vida Humana no Mar é
legislada por uma convenção internacional, na qual, se baseia a legislação da
DHN, para aplicar as multas e sanções aos contraventores 03) A Policia Naval é a atividade, de cunho
administrativo, exercida pelas Capitanias, Delegacias e Agências, que auxiliam
__________ exercer seu papel de fiscalização do cumprimento do R-LESTA: a) a Diretoria de Hidrografia e Navegação b) o Comando de Operações Navais c) a Diretoria Geral de Navegação →d) a Diretoria de
Portos e Costas 04) O Tráfego e a permanência em águas sob
Jurisdição Nacional, é normalizado pela ___________ e supervisionado pelo
_____________: a) Diretoria de Hidrografia e Navegação -
Comando do Distrito Naval →b) Diretoria de Portos
e Costas - Capitão dos Portos c) Diretoria de Hidrografia e Navegação -
Capitão dos Portos d) Diretoria de Portos e Costas - Comando do
Distrito Naval 05) As regras para observar nos Portos, Costas e
Vias Navegáveis são para: →a) todas e qualquer
embarcação b) somente embarcações que estejam atracadas ou
fundeadas em portos nacionais c) somente embarcações nacionais d) todas as embarcações mercantes que navegam em
águas de jurisdição nacional 06) O órgão responsável pela implementação e
alteração do balizamento é a (o): a) Diretoria de Portos e Costas (DPC) →b) Diretoria de
Hidrografia e Navegação (DHN) c) Capitania dos Portos d) Distrito Naval 07) De quem é a competência de fiscalizar e
executar a atividade de sinalização náutica e, portanto, a quem se deve recorrer,
caso seja detectado qualquer dano na mesma? a) Diretoria de Hidrografia e Navegação b) Diretoria de Portos e Costas →c) Capitania dos Portos d) Distrito Naval 08) É uma atitude passível de apreensão da
carteira de habilitação do amador: a) utilizar a embarcação em local proibido b) conduzir a embarcação, sem habilitação no
bolso →c) utilizar a
embarcação para a prática de crime d) não ter a bordo, a dotação completa de
salvatagem 09) É uma atitude passível de apreensão da
carteira de habilitação do amador: →a) conduzir embarcação
em estado de embriaguez alcoólica b) utilizar embarcação transportando material
excedente de salvatagem c) deixar a condução da embarcação sendo
proprietário, para ser feita por um profissional da Marinha Mercante d) reincidir em faltas previstas no R-LESTA 10) É uma atitude passível de apreensão da
carteira de habilitação do amador: a) utilizar a embarcação, sem cumprir o limite
máximo de lotação de pessoas →b) utilizar a
embarcação, para transporte comercial de passageiros ou carga c) reincidir em faltas previstas no R-LESTA d) navegar cm águas sem autorização da Capitania
dos Portos 11) É uma atitude passível de apreensão da
carteira de habilitação do amador: a) conduzir uma embarcação sob efeito de
substância de qualquer natureza b) navegar em águas restritas c) exceder o limite de velocidade permitido no
porto →d) entregar a condução
da embarcação à pessoa não habilitada 12) Um Capitão Amador pode navegar: →a) sem restrição alguma
de percurso b) somente em águas interiores c) somente em águas interiores e na costa
brasileira d) somente em alto-mar 13) O Mestre Amador pode navegar: a) sem restrição alguma de percurso b) somente em águas interiores →c) somente em águas
interiores, à vista da costa brasileira d) somente na costa brasileira 14) O Arrais Amador pode navegar: a) sem restrição alguma de percurso →b) somente em águas
interiores c) somente em águas interiores e na costa
brasileira d) somente na costa brasileira 15) O amador terá sua habilitação cassada quando: a) for encontrado conduzindo embarcação, sem a
carteira de habilitação →b) for encontrado
conduzindo embarcação, já tendo sido apreendida sua carteira de habilitação c) for multado por qualquer infração d) utilizar a embarcação para a prática de crime 16) O amador terá sua habilitação cassada
quando: →a) utilizar a
embarcação para a prática de crime, já tendo sido apanhado pelo patrulheiro
naval, conduzindo anteriormente carga a bordo b) reincidir em navegação, em área proibida c) cometer mais de uma infração sujeita à multa d) conduzir a embarcação, sem a devida
habilitação 17) O que deve ser entregue, quando a embarcação
de esporte e recreio for sair barra a fora, pelo responsável pela viagem, na
marina organizada ou clube náutico a que estiver filiado? →a) dia e hora de saída
e o destino b) nome do proprietário da embarcação c) relação com o nome dos passageiros embarcados d) relação do material de salvatagem e combate a
incêndio de bordo 18) As ocorrências de viagem, bem como as saídas
e entradas de embarcações não filiadas a clubes náuticos e marinhos
organizadas, devem ser comunicadas à Capitania dos Portos pela (o): a) responsável pela viagem b) clube náutico mais próximo →c) proprietário ou
responsável pela embarcação d) pessoa que for conduzir a embarcação 19) É uma regra que toda a embarcação deve
obedecer nos Portos, Costas e Vias Navegáveis: →a) as tripulações das
embarcações atracadas ou fundeadas são obrigadas a se auxiliarem mutuamente,
nas fainas de amarração b) as embarcações de esporte e recreio não
deverão cruzar canais e vias de acesso c) o lixo poderá ser jogado, desde que seja
devidamente embalado em sacos plásticos vedados d) utilizar apitos para sinalizar eventos de
regata, desde que, cumpridas as regras de regulamento de sinais sonoros 20) São regras que toda a embarcação deve
obedecer nos Portos, Costas e Vias Navegáveis: a) não é permitido lançar ferro em local de
fundeio, à noite; só é permitido movimentar propulsores quando com
mergulhadores na área, caso a bandeira “ALFA" esteja içada no mastro da
embarcação →b) é vedado empregar
embarcações de salvamento e salvatagem no transporte de passageiros ou carga;
uma embarcação fundeada deverá ter a bordo, pelo menos, o pessoal indispensável
para cumprir as regras relativas à segurança da vida humana c) uma embarcação não poderá pairar sob máquinas
ou fundear fora dos canais ou nos fundeadouros determinados; a embarcação que
navegar em qualquer via de acesso, deverá fazê-lo com bastante velocidade, para
evitar congestionar o tráfego d) não rocegar objetos, que fazem parte do
equipamento da embarcação, sem licença da Capitania dos Portos ou órgãos
subordinados; atracar a embarcação de esporte e recreio em embarcação mercante,
somente quando estiver fundeada ou atracada, nunca em movimento 21) O órgão responsável pela execução dos exames
de amadores é a (o): a) Diretoria de Portos e Costas →b) Capitania dos Portos
e seus órgãos subordinados c) Centro de Instrução Almirante Graça Aranha d) Diretoria de Hidrografia e Navegação 22) O setor da Capitania dos Portos que
fiscaliza o cumprimento das normas do R-LESTA é a (o): →a) Polícia Naval b) Departamento de Ensino Marítimo c) seção de multas d) seção de despachos 23) O amador é habilitado a conduzir: a) qualquer embarcação miúda b) embarcações de até 12 metros, empregadas na
navegação amadora →c) qualquer embarcação
de esporte e recreio d) embarcações que só transportem passageiros 24) Quais os documentos necessários, para se
tripular uma embarcação de esporte e recreio, com profissionais da Marinha
Mercante: a) Cartão de Lotação e registro no Tribunal
Marítimo →b) Cartão de Tripulação
de Segurança e rol de equipagem ou rol portuário c) Registro da embarcação, na DPC, e registro de
propriedade, no Tribunal Marítimo d) Os que a Capitania dos Portos determinar, de
acordo com sua regulamentação interna 25) São deveres do Comandante, exceto: a) cumprir e fazer cumprir as leis em vigor e o
que determinar o R-LESTA →b) inspecionar sua
embarcação, pelo menos uma vez por dia, para verificar condições anormais c) cumprir as disposições previstas, nas
instruções sobre os meios de salvamento a bordo d) manter a derrota determinada e os portos de
escala da embarcação 26) São deveres do tripulante, exceto: a) obedecer ao Comandante e abster-se de rixas e
desordens a bordo b) auxiliar nas manobras de fundeio, atracação e
desatracação da embarcação →c) não induzir
tripulante a abandonar a embarcação, nem impedir que embarque, sob ameaça ou
força a não ser que não seja da mesma embarcação d) cumprir e fazer cumprir o RIPEAM 27)Toda embarcação deve ser inscrita no (a): a) Diretoria de Portos e Costas (DPC) →b) Capitania dos Portos
ou órgãos subordinados c) Tribunal Marítimo d) Prefeitura Naval 28) O registro da embarcação é feito no (a): →a) Tribunal Marítimo,
com a expedição da Provisão de Registro de Propriedade Marítima b) Capitania dos Portos ou órgãos subordinados,
com a emissão do Registro de Propriedade (RP) c) DPC com a emissão do Certificado de Registro
de Embarcação (CRE) d) órgão de inscrição onde será emitido, além do
Certificado de inscrição, o Certificado de Registro de Propriedade Marítima
(CRPM) 29) Uma embarcação D-3-j é: a) de esporte e recreio, interior de porto, a
motor b) à vela e costeira c) de interior de porto e à vela →d) à vela de
esporte e recreio e de alto-mar 30) Uma embarcação D-2-j, quando navegando em
local de sua classe, só poderá ser conduzida por: a) Arrais Amador b) Mestre Amador →c) Capitão Amador d) Veleiro experiente 31) A balsa classe II só é exigida em embarcação
de esporte e recreio na navegação: a) de alto-mar, com comprimento maior que 8
metros b) de interior de porto com qualquer comprimento c) costeira, com comprimento maior que 12 metros →d) de alto-mar, com
qualquer comprimento 32) Os coletes salva-vidas classe III são
exigidos nas embarcações de esporte e recreio: →a) apenas para as de
navegação interior b) apenas para as de alto-mar c) para as de alto-mar e navegação costeira d) apenas para as de navegação costeira 33) São documentos necessários a bordo da
embarcação de esporte e recreio, exceto: a) RIPEAM ou seu quadro resumo →b) Registro de
Propriedade do Tribunal Marítimo c) cartas náuticas atualizadas da área onde
normalmente trafega d) documento de habilitação do condutor 34) A bússola e a bomba de esgoto manual não são
exigidas nas embarcações de esporte e recreio: a) da navegação de alto-mar b) da navegação costeira c) com comprimento superior a 12 metros →d) da navegação de
interior de porto 35) Qual o nome do documento em que, o
proprietário da embarcação de esporte e recreio, assume a responsabilidade pela
condição de operação de sua embarcação? a) lista de verificação de equipamentos b) plano de navegação c) título de propriedade →d) termo de
responsabilidade 36) São duas situações que geram o cancelamento
da inscrição da embarcação: a) o nome igual a de outra já inscrita e a sua
apreensão →b) o naufrágio e o
abandono c) sua apreensão e a morte de seu proprietário d) a morte de seu proprietário e a sua colisão
com morte acidental 37) Quando uma embarcação classificada como
D-2-j estiver navegando em águas interiores, qual a sua dotação mínima exigida
quanto a salvatagem e equipagem de navegação? →a) a da navegação de
interior de porto b) a da navegação de alto-mar c) a da navegação costeira d) dependem do comprimento da embarcação 38) A embarcação G-2-j pode ser conduzida por: →a) qualquer Arrais
Amador b) um Veleiro experiente c) somente por Arrais Amador d) somente por Motonauta 39) Constatada uma infração será lavrado o
competente auto de infração. A defesa do infrator deverá ser feita no prazo de: a) 45 dias b) 30 dias →c) 15 dias d) 8 dias 40) A infração ao RLESTA será constatada: a) no momento em que for praticada b) mediante a apuração posterior c) mediante a inquérito administrativo →todas as alternativas
estão correta Sobrevivência e Segurança no Meio Marinho 01) Para que serve o colete salva-vidas? →a) para ser vestido, no
caso de ter que se abandonar a embarcação, para que o náufrago flutue com ele b) para ser vestido, no caso de incêndio a
bordo, corno roupa de proteção c) para ser utilizado, como material de controle
de avarias, no caso de acidentes com o casco da embarcação d) para ser utilizado, como meio de flutuação
quando o passageiro desejar pular na água, para nadar um pouco 02) São equipamentos de salvatagem, exigidos em
embarcação de esporte e recreio, exceto: a) balsa salva-vidas b) colete salva-vidas c) bóia circular →d) baleeira 03) Qual dos equipamentos de salvatagem abaixo,
fica em um casulo fechado, e se infla com um dispositivo especial, para ser
utilizado pelos náufragos? a) bóia circular b) colete salva-vidas →c) balsa d) bote rígido 04) O colete salva-vidas deve ser: →a) amarrado ao corpo,
com a parte flutuante para frente b) amarrado ao corpo, com a parte flutuante para
as costas c) conduzido pelo náufrago, na mão d) jogado na água, para o náufrago se apoiar 05) O número de coletes a bordo deve atender: a) a todos os passageiros adultos b) a todos os passageiros →c) ao limite máximo de
pessoas a bordo d) a todos os membros da tripulação 06) O colete salva-vidas, deve ficar: a) amarrado à embarcação, em local bem fechado,
para protegê-lo da ação do tempo b) no convés principal, solto, para ser
utilizado em caso de emergência c) num paiol da embarcação ou no compartimento
de acomodações →d) em local de fácil
acesso, em caso de necessidade, e nunca, amarrado à embarcação 07) O que deve ser amarrado na bóia circular,
para facilitar o resgate de alguém, que caiu na água? →a) um cabo flutuante
com alça de mão b) uma retinida com pinha na ponta c) um foguete pirotécnico d) uma caixa de primeiros socorros 08) A balsa rígida serve para ser utilizada: a) no caso de incêndio a bordo b) no caso de emergência a bordo →c) para abandonar a
embarcação, em caso de emergência d) para lazer em proximidades de praias 09) O cabo, que prende a balsa rígida à
embarcação, só deve ser cortado, quando: a) já estiverem todos embarcados na balsa →b) a embarcação estiver
afundando c) a balsa estiver pronta para navegar d) a balsa estiver furada 10) Para embarcar na balsa, devemos evitar: →a) fazer peso de um
lado só, para ela não virar b) utilizar o lado que estiver com muito vento c) pressionar a borda pois ela pode furar d) fazê-lo com pessoas subindo ao mesmo tempo,
de lados opostos 11) No caso de abandono da embarcação, por causa
de incêndio incontrolável, devemos pular, quando houver óleo na superfície
d'água: a) a favor da correnteza b) sobre o óleo, pois este, vai amaciar a queda →c) contra a correnteza d) sempre de costas 12) Devemos nadar, para nos afastar da
embarcação acidentada, o mais rápido possível. Para isso devemos: a) nadar na superfície, com o rosto sempre para
cima b) nadar de costas para as ondas ou marolas →c) nadar contra a
correnteza e, se for o caso, por baixo d'água, até afastarmos o risco de óleo,
na superfície d) nadar espalhando o óleo, que esteja pegando
fogo, e respirando o mais rápido que pudermos 13) Caso não haja vazamento de óleo e riscos de
incêndio, nas proximidades da embarcação devemos nos afastar dela: a) nadando sempre em direção a costa →b) nadando a favor da
correnteza c) deixando-a ser carregada pela correnteza d) nadando por baixo d'água 14) São perigos à embarcação em águas
interiores, exceto: a) toras de madeira, flutuando b) troncos de árvores, flutuando c) pedras e bancos de areia →d) correnteza dos rios
e marolas 15) Nunca devemos: →a) afundar a marca do
limite mínimo de flutuação b) colocar mais peso na parte de baixo que na
parte de cima da embarcação c) colocar pesos pequenos, no convés principal d) dividir os pesos entre as laterais da
embarcação 16) Nunca devemos: a) deixar que as pessoas se concentrem na proa
ou na popa da embarcação →b) exceder o limite
permitido de pessoas a bordo c) colocar pesos no fundo da embarcação d) permitir que pessoas sem colete embarquem a
bordo 17) Para segurança da embarcação devemos
realizar diversas verificações, antes de sairmos para navegar, exceto: a) verificar as luzes de navegação b) verificar os equipamentos de salvatagem c) verificar os equipamentos de combate a
incêndio →d) verificar se a
embarcação está com as acomodações limpas e arrumadas 18) O excesso de peso em partes alta da
embarcação ou má distribuição de pesos em relação às laterais da embarcação
prejudica a: →a) estabilidade da embarcação
b) estanqueidade da embarcação c) flutuabilidade direcional d) economia de combustível 19) A bóia circular deve ser presa: a) no convés principal b) num armário da cabine de comando →c) em local de fácil
retirada d) na proa e na popa da embarcação 20) A melhor maneira de saltar na água,
utilizando o colete salva-vidas, é com: a) as pernas abertas, a mão direita no nariz e a
mão esquerda no ombro b) os pés juntos e a perna dobrada →c) as pernas esticadas
e os pés juntos d) a mão direita no nariz e os pés separados 21) Não se deve utilizar o colete salva-vidas,
nas situações abaixo, exceto: a) como encosto →b) para fazer
demonstração c) como travesseiro d) como brinquedo 22) Para improvisar material flutuante, em o
caso de naufrágio, devemos utilizar, exceto: a) pneus b) latões ou barris c) toras ou pedaços grandes de madeira →d) coletes salva-vidas
defeituosos 23) No caso de afogamento, proceder do seguinte
modo: →a) deite o afogado de
lado, para vomitar a água que bebeu tire a roupa molhada e aqueça-o b) deite o afogado de barriga para cima, para
ele poder respirar melhor e, nunca lhe dê bebidas quentes c) deite o afogado de lado e faça-o vomitar,
depois o aqueça com um cobertor d) deite o afogado de lado e faça respiração
boca a boca 24) Caso o afogado não esteja respirando, qual o
procedimento correto? →a) deitá-lo de lado,
limpar sua boca de objetos que obstruam sua respiração e realizar a respiração
boca a boca b) deitá-lo de barriga para baixo e fazer
massagem nas costas e) deitá-lo de lado e iniciar a massagem
cardíaca externa d) deitá-lo de frente e iniciar a massagem
cardíaca externa 25) Caso o coração do afogado não esteja
batendo, devo proceder: a) uma respiração boca a boca →b) uma massagem
cardíaca externa c) uma verificação na boca do afogado d) a retirada de sua roupa molhada 26) São perigos ao náufrago nos rios, exceto: a) piranha b) candiru c) jacaré →d) tubarão 27) As cobras podem ser identificadas como
venenosas, ou não, através de: →a) suas pupilas e seu
rabo b) seu rabo e sua coloração c) suas pupilas e sua coloração d) seu rabo e seu comprimento 28) A maior cobra que existe e passa quase toda
a vida na água é: a) jibóia b) coral c) d’água →d) sucuri 29) As __________ ficam na lama, nas beiras dos
rios e têm um ferrão venenoso, na ponta do rabo: a) cobras b) piranhas →c) arraias d) rãs 30) A pessoa deve procurar abandonar a
embarcação: a) com seus pertences pessoais e muita roupa →b) com roupas adequadas
e material de salvatagem c) com roupas de mergulho e seus pertences
pessoais d) com material de salvatagem e roupas pesadas Balizamento Náutico 1) São situações normalmente indicadas por
balizamento, exceto: a) perigos naturais e limites laterais dos
canais b) zonas de acidentes marítimos importantes →c) área de regatas e
pontos de espera das eclusas d) novos perigos 2) São sinais de balizamento, exceto: a) sinais laterais e sinais especiais →b) sinais de pontes e
sinais de perigos c) sinais cardinais e sinais laterais d) sinais de perigo isolado e sinais cardinais 3) A identificação dos sinais durante o dia é
feita por: a) somente forma e cor b) marca de tope, cor e tamanho →c) marca de tope, forma
e cor d) somente marca de tope e cor 4) A bóia cega: a) emite luzes brancas b) emite luzes amarelas c) emite luzes intermitentes →d) não emite luzes 5) A identificação do balizamento, à noite, é
feita por: a) cores das luzes e número de repetições b) número de repetições e brilho →c) ritmo de
apresentação e cores das luzes d) brilho e ritmo de apresentação 6) Os sinais cardinais podem ser usados, exceto: a) para indicar que as águas mais profundas
estão no quadrante designado por ele b) para indicar o quadrante seguro para se
navegar c) para chamar atenção de um ponto notável →d) para delimitar a
área em que o navegador deve se limitar a passar 7) O sistema de balizamento poderá ser dotado de
um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita, portanto, a sua
identificação. Como se chama este dispositivo? a) interscan b) navcan →c) racon d) delta 8) Qual é o único caso em que utilizamos um
balizamento dobrado, com dois sinais iguais? a) novo perigo já registrado na carta náutica →b) perigo isolado não
registrado na carta náutica c) uma pedra grande que obstrui o canal d) um casco soçobrado a 10 anos 9) O sinal lateral de canal que fica a boreste
de quem entra no porto tem a cor: a) branca →b) encarnada c) verde d) preta e encarnada 10) A bóia de bombordo emite luz, á noite, de
cor: a) encarnada →b) verde c) branca d) amarela 11) O sinal lateral de canal que fica a
bombordo, de quem entra no porto tem a cor: a) branca b) encarnada →c) verde d) preta e encarnada 12) A bóia de boreste emite luz, à noite, de
cor: →a) encarnada b) verde e) branca d) amarela 13) O balizamento que indica águas seguras,
possui as cores: →a) branca e encarnada b) preta e encarnada c) branca e preta d) encarnada e amarela 14) O balizamento que indica perigo isolado
possui as cores: a) branca e encarnada →b) preta e encarnada c) branca e preta d) encarnada e amarela 15) O balizamento que indica qual o quadrante
que, a partir dele, temos águas seguras, tem as cores: a) branca e encarnada b) preta e encarnada →c) amarela e preta d) encarnada e amarela 16) O balizamento de canal preferencial, tem as
cores: a) preta e amarela →b) verde e encarnada c) branca e preta d) branca e encarnada 17) À noite, a cor das luzes de sinais
cardinais, perigo isolado e águas seguras é: a) amarela b) verde c) encarnada →d) branca 18) As bóias do balizamento podem ser: →a) cegas ou luminosas b) azuis ou brancas c) esféricas d) sem marca de tope 19) À noite, a cor da luz emitida, pelo
balizamento de canal preferencial a boreste é: a) amarela →b) verde c) encarnada d) branca 20) À noite, a cor da luz emitida, pelo
balizamento de canal preferencial a bombordo é: a) amarela b) verde →c) encarnada d) branca 21) A numeração do balizamento de canal segue a: →a) ordem crescente, a
partir da entrada do canal b) numeração decrescente, a partir da entrada do
canal c) ordem determinada pela administração do porto d) ordem de acordo com o tipo de balizamento 22) Uma bóia com cores pretas e uma ou mais
faixas horizontais encarnadas indica: a) águas seguras b) canal preferencial c) limite lateral do canal →d) perigo isolado 23) Uma bóia com cores brancas e encarnadas em
faixas verticais, indica: →a) águas seguras b) canal preferencial e) limite lateral de canal d) perigo isolado 24) Quais os formatos das bóias laterais de
canal? a) retangular e cúbico b) esférico e cúbico →c) cilíndrico, pilar,
charuto ou cônico d) quadrangular e esférico 25) Quando um navegante, em sua embarcação, vem
se aproximando de uma bifurcação de canal e se depara com um balizamento de
duas cores, e sendo que ele verificou que a maior profundidade estava no canal
a seu boreste, quais seriam as duas cores vistas pelo navegante? →a) verde, com uma faixa
horizontal encarnada b) encarnada, com uma faixa horizontal verde c) preta e encarnada d) preta e amarela 26) No balizamento de uma hidrovia observou-se
um sinal “X” numa placa, à margem do rio, que significa: a) seguir meio do canal b) seguir margem →c) trocar de margem d) bifurcação de canal 27) No balizamento de uma hidrovia observou-se
um sinal “H” numa placa, à margem do rio, que significa: →a) seguir meio do canal b) seguir margem c) trocar de margem d) bifurcação de canal 28) No balizamento de uma hidrovia observou-se
um sinal “Y” numa placa no rio, que significa: a) seguir meio do canal b) seguir margem c) trocar de margem →d) bifurcação de canal 29) No balizamento de uma hidrovia observou-se
um sinal “+” numa placa no rio, que significa: a) seguir meio do canal b) trocar de margem →c) perigo isolado d) bifurcação de canal 30)
Numa ponte que atravessava o rio, observou-se dois losangos amarelos, um ligado
ao outro pelos pontos laterais, isto significa que o: a) tráfego está
proibido b) tráfego está à
direita de quem desce ou sobe o rio c) tráfego está à
direita de quem sobe ou desce o rio →d) tráfego é permitido com sentido único 31) Numa ponte que atravessava o no rio, observou-se um losango amarelo,
isto significa que o: a) tráfego está proibido b) tráfego é permitido com sentido único →c) tráfego é permitido nos dois sentidos d) tráfego está à direita de quem desce ou sobe o rio 32) Numa ponte que atravessava o rio, observou-se um triângulo vermelho,
isto significa que o: a) tráfego está proibido b) tráfego é permitido com sentido único c) tráfego está à esquerda de quem desce ou sobe o rio →d) tráfego está à direita ou a boreste de quem
desce 33) Numa ponte que atravessava o rio, observou-se um retângulo verde, isto
significa que o: a) tráfego está proibido b) tráfego é permitido com sentido único →c) tráfego está à esquerda ou a Bombordo de quem
desce d) tráfego está à direita de quem desce ou sobe o rio 34) Numa ponte que atravessava o rio, observou-se um retângulo vermelho com
uma faixa larga horizontal branca no meio, isto significa que o: →a) tráfego está proibido b) tráfego é permitido nos dois sentidos c) tráfego está à esquerda de quem desce ou sobe o rio d) tráfego está á direita de quem desce ou sobe o rio 35) Uma bóia, á noite, emitindo uma luz amarela, pode significar: a) um perigo isolado b) uma bifurcação de canal c) águas seguras →d) área de recreação 36) À noite, foi avistada uma luz verde piscando e, pela carta náutica,
verificou-se a aproximação da entrada de um porto. Qual seria o formato
provável deste sinal? →a) cilíndrico b) cônico c) esférico d) cúbico 37) Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas
esferas pretas na sua parte de cima. Provavelmente estamos diante de: a) um balizamento cego b) uma bóia cônica c) uma baliza →d) um perigo isolado 38) Durante o dia, observou-se um pilar, com dois cones pretos em cima.
Provavelmente estamos diante de: a) um balizamento luminoso b) uma bóia de bifurcação de canal c) um canal preferencial →d) um quadrante de águas seguras 39) O balizamento de interior de porto obedecerá a regras definidas e
deverá ser utilizado, pelo navegante, como: →a) orientação para uma navegação segura b) uma rota a ser seguida, obrigatoriamente, por qualquer embarcação c) uma separação de locais e zonas de tráfego, dos canais d) apenas um auxílio nas manobras de socorro de embarcações, em águas
restritas 40) Na sinalização fluvial, margem esquerda é a margem situada: →a) do lado esquerdo de quem desce o rio b) do lado direito de quem desce o rio c) do lado esquerdo de quem sobe o rio d) do lado direito de quem sobe o rio 41) Ao avistarmos uma baliza mostrando por nosso Boreste um triângulo
encarnado significa que: →a) estamos subindo o rio b) estamos descendo o rio c) devemos parar d) estamos diante de um perigo isolado 42) Quais as cores da bóia de canal preferencial a Boreste: →a) verde com faixa encarnada larga no centro b) encarnada com faixa verde larga no centro c) branca e encarnada d) preta e vermelha (encarnada) 43) Quais as cores da bóia de Canal Preferencial a Bombordo? a) branca e encarnada →b) encarnada com faixa horizontal verde no centro c) preto e encarnada d) preto e amarelo Homem ao Mar 1) Logo após o “Homem ao Mar”, uma ação muito útil é: a) içar a bandeira “O” (Oscar) b) expedir um MAYDAY pelo rádio c) baixar a vela principal (se for veleiro) →d) ir deixando um rastro de material flutuante 2) Em caso de “Homem ao Mar”, a vítima tanto quanto possível... →a) não deve ser perdida de vista b) deve ser mantida a boreste da embarcação c) deve ser mantida pela proa d) nenhuma das alternativas 3) Ao brado de “Homem ao Mar” o timoneiro deve imediatamente quebrar o
segmento do barco e... →a) inverter o rumo b) içar bandeira “O” (Oscar) c) expedir um MAYDAY pelo rádio d) gritar 4) Na faina de “Homem ao Mar” devemos içar a seguinte bandeira: →a) Oscar b) Victor c) Lima d) nenhuma das
bandeiras acima 5) Em um veleiro, a melhor inversão de rumo é guinar para barlavento
executando um círculo o que fará com que o barco fique a: a) sotavento da pessoa →b) barlavento da pessoa c) boreste da pessoa d) bombordo da pessoa 6) Se você estiver em uma lancha, deverá se aproximar lentamente da vítima
deixando-a: a) por boreste b) por bombordo →c) por barlavento ou sotavento, de acordo com seu
julgamento d) pela proa 7) Em caso de extrema necessidade, se alguém tiver de pular na água para
auxiliar no resgate da vítima, deverá: →a) obrigatoriamente estar de colete salva-vidas e
amarrado ao barco por um cabo b) obrigatoriamente estar sem colete salva-vidas e amarrado ao barco por um
cabo c) nadar em direção à vítima ficando distante uns cinco metros dela, e
procurar acalmá-la até a chegada do barco de socorro d) nenhuma das alternativas acima 8) Se você estiver numa lancha e cair na água, qual seria o seu
procedimento? a) tiraria todas as suas roupas b) tiraria os sapatos c) manteria nos bolsos de suas roupas todo e qualquer objeto pesado, não
tirando suas roupas e sapatos pesados →d) manteria vestidas as suas roupas, inclusive
sapatos leves, removendo todo e qualquer objeto pesado dos bolsos de sua roupa 9) Vendo uma pessoa cair no mar, o que você deve fazer? a) Gritar b) Chorar e gritar c) dar o alarme gritando: “Homem ao Mar” →d) gritar “Homem ao Mar” por boreste (BE) ou por
bombordo (BB) 10) Devemos nos aproximar de uma vítima de afogamento pelo (a) (s): a) frente →b) costas c) lado direito lado esquerdo |